Conta-se que um antigo sábio dizia que há tempo para tudo: para o trabalho e o repouso, para o pranto e o riso... Porém a nós, pessoas desta época, esse ensinamento parece esquecido. Temos dificuldade em achar um momento, ainda que breve, para conhecer a nós mesmos. E, para avaliar melhor o problema, convém saber que a pessoa é tudo aquilo que é no seu mundo interior, esse lugar em que, para muitos, deve ser espantoso se encontrar consigo mesmo.Somente Deus sabe o que cada um traz dentro de si. Mas cada um de nós pode intuir a mensagem que nos revela a obra a ser realizada. E tudo ocorre como um lamento interior, como um fogo, como um grão que germina, como uma lareira que de súbito se ateia, ou como um barco prestes a partir.
Todos nós temos de achar um tempo para aprender a "escutar o silêncio" e a nos escutar não apenas algumas vezes, mas todos os dias. Desta forma, iremos ingerir diariamente "vitaminas" para todo o nosso ser.
Necessitamos encontrar a Deus e não o encontramos no meio do barulho e da agitação. Deus é amigo do silêncio. Olhe a natureza - as árvores, as flores, a relva - guarda santo silêncio. Olhe para as estrelas, a lua e o sol se movem em silêncio. Deus nos escuta quando ninguém nos volta a atenção. Está conosco quando nos julgamos sós. Chama por nós quando somos abandonados. Deus é simples; nós o fazemos complicado. Está próximo, mas nós o vemos à distância. Faz parte da realidade e tudo o que está ao nosso redor, mas nós buscamos em sonhos e utopias. (Texto extraído de Mensagens para o dia-a-dia, Vitaminas de sabedoria de Paul Debesse).
Achei muito interessante esse texto pelo fato de nos chamar a atenção para encontrarmos um momento de silêncio, a uma parada de reflexão para, consequentemente, conhecer a nós mesmos e a Deus, pois é no silêncio que nós o achamos, é no silêncio que Ele fala conosco, através da natureza, das pessoas, das nossas experiências.
Hoje, muitas pessoas estão tão ocupadas que vivem apenas para ganhar a vida. Elas são incapazes de se levantar acima dos problemas e preocupações que as arrastam para baixo. Pelo fato de serem incapazes de escapar das coisas do mundo, suas vidas têm se tornado enteorpecidas e enfadonhas.
As Mensagens para o dia-a-dia podem parecer supérfluas num mundo em que somos bombardeados por elas de todos os lados. Na verdade, existem muitas e o maior desafio é ouvi-las e refletir sobre elas.
Algumas vezes confundimos isolamento com solidão, a "grande solidão interior", deve ser alvo de nossa busca, possibilitando a pessoa de encontrar a si mesma, descobrir suas capacidades e amadurecer.
É no nosso exílio que colocamos diante de nós os nossos problemas, as nossas dores, os nossos sonhos, desejos, angúntias. E é nesse momento que nos lembramos de Deus, quando nos dirigimos a Ele e nos mostramos quem somos. Pode-se chamar disso, de "deserto". O deserto não é apenas um lugar, é também um símbolo bíblico. É o lugar da solidão e da pobreza, lá o coração se purifica, destrói todos os seus ídolos e realiza o encontro exclusivo com Deus. Jesus disse: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.” (Mateus 5:4). Deus exalta àqueles que se prostam diante dEle, dos que se humilham e reconhecem que precisam dEle.
Quando as coisas estão indo bem, é fácil achar que você realmente não precisa de Deus. Mas Deus tem caminhos criativos para lembrá-lo o quanto, de fato, você necessita Dele. Entrar no deserto é um desses caminhos. É impressionante para mim, o quanto clamamos e necessitamos de Deus no deserto. Algumas vezes, será necessário um deserto para te trazer ao lugar de total desespero por Deus. Você deve reconhecer Deus em todas as circunstâncias que enfrenta. Ele deve ser o Deus de todos os momentos de sua vida. Mesmo no meio de seu deserto.
As pessoas atualmente, estão famintas de conhecer a Deus. Elas estão ansiosas para ver o poder e a glória de Deus. A glória de Deus é o resultado da manifestação da presença de Deus. Poder e glória vêm juntos. Deus deseja manifestar Seu poder e glória em sua vida mais do que você mesmo deseja isso. Quero que você saiba que Deus te ama muito, do jeito que você é, mas se recusa a receber o modo como você está. Quando você atravessa os mais dolorosos períodos de sua vida e não tem a força para orar da maneira que você sabe que pode, Deus, igualmente, promete dar Sua atenção aos teus suspiros. Quando tudo o que pode fazer em oração é gemer: "Ó Deus", o Senhor ouve teu clamor. "Na tua presença, Senhor, estão os meus desejos todos, e a minha ansiedade não te é oculta." (Salmo 38:9)
Eu tive meu encontro com Deus, e Ele restaurou os meus sonhos, o amor pelas pessoas, a compaixão, a fé, a esperança. Hoje posso dizer que sou verdadeiramente feliz e que sou uma pessoa de esperança, porque creio que Deus se renova a cada manhã. Sou uma pessoa de esperança, não por razões humanas ou por um otimismo ingênuo, mas porque creio que o Espírito Santo de Deus está agindo na Igreja e no mundo, mesmo que as pessoas não tenham consciência disso. Sou uma pessoa de esperança porque creio que o Espírito Santo é sempre o espírito criador, que a cada manhã vem libertar quem o aceita, dando carga nova de alegria e confiança...
Creia no poder e no mover de Deus. Ele está levantando essa geração para salvar almas e levá-las para um lugar onde nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano.
Acredito que você, como eu, está mais faminto de Deus hoje do que jamais esteve... Aproveite esse momento, e Deus vai falar com você. Permita que o Espírito Santo crie em você esse profundo anseio por Deus, de um modo mais intenso do que você jamais tenha experimentado... Sinta Deus falando em seu coração... Deus quer colocar um desejo ardente em você por Ele. Ele removerá toda pedra de tropeço que estiver no caminho do seu coração. Mas isso começa com você dando o seu coração e recebendo, no lugar dele, o coração de Deus. Você daria o seu coração? Você está desejoso de entregar o seu coração e trocar o seu pelo Dele? Apenas Nele os seus fardos podem ser depositados e seu coração pode ir para o verdadeiro descanso. Por que continuar a lutar e a viver em conflitos internos? Agora mesmo, entregue o seu coração a Deus e Ele dará a você um novo coração, um coração que pertence a Ele. Não existe melhor ocasião do que agora para entregar o seu coração a Ele, em um novo e vivo caminho. No momento em que você entrega o seu coração a Ele, em troca, Ele dá o coração Dele a você!
Não se aflija com nada e não se espante, pois tudo passa e Deus permanece, a paciência tudo alcança; quem tem Deus, nada lhe falta: só Deus é suficiente. (Santa Teresa de Jesus)


